sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Contexto


Arte Solidária STP “nasceu” em finais de Setembro de 2015.

Atenta ao que se vai passando à minha volta, conhecendo as dificuldades, sobretudo financeiras, que atravessam os referidos doentes, pensava numa maneira de encontrar ajuda para os mesmos, pois sei que as suas necessidades e exigências ultrapassam a capacidade de resposta da Embaixada (que os acompanha), o que muitas vezes não é pelos próprios compreendida. Após o conhecimento da abolição do pagamento dos vistos para São Tomé e Príncipe até 15 dias de estadia (verba essa que constituía também um apoio do qual a Embaixada de STP se valia para colmatar algumas solicitações nesse âmbito) percebi que a situação dos doentes tornar-se-ia mais delicada. Assim, senti que não mais podia adiar uma tomada de atitude em relação à causa e, elaborei o projecto da campanha. Como criadora de moda e escritora santomense a residir em Portugal, considerei serem essas as ferramentas de que me podia valer para dar o meu contributo num dever de cidadania a que me obrigo. Solicitei o envolvimento das associações Mén Non, Bué Fixe, PROSAUDESC, Liga Humanitária Santomense, ACOSP, pois, por todo o importante trabalho que têm desenvolvido pela comunidade, seguramente comungam desta preocupação tal como têm demonstrado nas suas acções e intenções, conforme manifestaram nos contactos ora estabelecidos. Solicitei igualmente a parceria do artista plástico Ismael Sequeira que, também aceitou colaborar. Na sua companhia apresentei o projecto à Embaixada de São Tomé e Príncipe solicitando da mesma o apoio institucional.

A Embaixada, na pessoa do Sr. Embaixador Dr. Luís Viegas, acolheu o projecto, reconhecendo a sua utilidade.
Todas as pessoas envolvidas na realização da Campanha prestam a sua contribuição para o seu sucesso de forma inteiramente gratuita. De outro modo não faria sentido.
Assim, todos juntos vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para apoiarmos, de forma sustentável, os doentes santomenses de Junta Médica, oferecendo a nossa arte, o nosso trabalho, a nossa solidariedade!

Foi criada uma comissão de trabalho, que de forma articulada com a Embaixada tem vindo a preparar o primeiro momento da Campanha: o evento que terá lugar no dia 20 de Fevereiro de 2016.  

A comissão é composta pelo Sr. Embaixador Luís Viegas, Ismael Sequeira, Maria Smith, Marta Costa, Maísa Leal e eu.

Goretti Pina


Sem comentários:

Enviar um comentário